O V Seminário do Instituto Nordeste de Direito Penal Econômico traz à tona uma discussão vital sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições financeiras no combate à lavagem de dinheiro e na implementação de programas eficazes de compliance.
Através das obras do Professor Hugo de Brito Machado, despertei, ainda no início da minha advocacia, para o Direito Penal Tributário, no que posteriormente me levaria ao Direito Penal Econômico, área da qual pude me tornar Mestre pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, defendendo minha dissertação, justamente, na seara dos crimes fiscais.
Foi o conhecimento interdisciplinar desse grande Mestre, aliado à incomparável didática de suas obras - de que é exemplo maior o seu inestimável "Curso de Direito Tributário", com mais de 40 edições - que me estimulou a adentrar em campo pouco explorado, sobretudo há exatas duas décadas, quando era muito difícil a compreensão do crime fiscal, seja por criminalistas ou tributaristas.
No último dia 25 de novembro, o INEDIPE realizou seu 3º Seminário de Estudos em Direito Penal Econômico, tendo, como parte do cerimonial, a nomeação de Bruno Queiroz como Presidente do Instituto Nordeste de Direito Penal Econômico (2023-2025).
Bruno Queiroz é Doutor em Direito; Professor de Direito Penal na Unichristus e na ESA/CE; Presidente do Conselho Editorial da Revista de Direito da Advocef; Conselheiro Nacional da Abracrim (Associação Brasileira de Advogados Criminalistas); Diretor do Instituto dos Advogados do Ceará e Membro da Academia Cearense de Direito; Advogado Criminalista.
Realizado na manhã de hoje, no auditório da OAB/CE, o 3° Seminário do INEDIPE, cujo tema foi “Lavagem de Dinheiro: Aspectos Penais e Processuais”, consagrou-se como um evento de extrema relevância, para a pesquisa e a prática da advocacia.
O INEDIPE e toda sua Diretoria, em nome do atual Presidente Bruno Queiroz agradecem a presença de todas e todos, bem como a audiência na transmissão ao vivo. Sem esquecer de mencionar a gratidão à OAB/CE e sua Comissão de Estudos em Direito Penal, em nome de seu Presidente, Matheus Braga.
O–INEDIPE, tem por objetivo promover o aprimoramento, a difusão e o ensino das Ciências Criminais, notadamente do Direito Penal Econômico.
Nesse sentido, o INEDIPE realizará seu 3° Seminário, cujo tema é “Lavagem de Dinheiro: Aspectos Penais e Processuais”, no dia 25 de novembro de 2022, no auditório da OAB/CE.